Concurso FAB 2020 – Inscrições, Vagas

O novo edital da Força Aérea Brasileira para o estágio de adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica foi publicado no dia 19. O programa conta com mais de 100 vagas e tem previsão de início em janeiro de 2021.

A Força Aérea Brasileira, a FAB, publicou no dia 19 de janeiro de 2020 instruções a respeito do novo programa de Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica, o EAGS. O concurso tem previsão de início para janeiro de 2021, porém, as inscrições acontecem do dia 12 de janeiro de 2020 ao dia 12 de fevereiro de 2020. A inscrição pode ser realizada a partir do site de ingresso (ingresso.eear.aer.mil.br), e a taxa tem um custo total de R$ 60,00.

Ao todo, são 156 vagas destinadas aos cidadãos brasileiros que possuem interesse de ingressar na Força Aérea. As vagas estão disponíveis para ambos os sexos, que correspondam aos pré-requisitos, condições e normas, que foram estabelecidas nas instruções específicas, como ter mais de 17 anos e não ter completado 25 anos de idade até o dia 31 de dezembro do ano da matrícula, no caso dessa, em 2021. Em caso de menoridade, o candidato deverá estar autorizado pelos pais para a realização das provas escritas e outras avaliações.

Essas vagas estão distribuídas em várias especialidades, a serem elas: 26 vagas para Eletrônica, a servir no BET, 40 vagas para atuar no setor de Administração, no SAD, 42 vagas para trabalhar no setor de enfermagem, no SEF, 10 vagas para Eletricidade, com prestação de serviços para o SEL, 16 vagas para informática, no SIN, 5 vagas para trabalhar em laboratório, no SLB, 6 vagas para o setor de obras, no SOB, 3 vagas para pavimentação, no SPV, 5 vagas para trabalhar com radiologia, no SRD e 3 vagas para topografia, a servir no STP. Vale ressaltar que, de todas as 156 vagas, 20% contam com uma reserva especial para candidatos negros.

Os requisitos de aprovação da matrícula consistem na conclusão do ensino médio e do Curso técnico de nível médio. O processo seletivo será constituído de mais de uma prova de caráter dissertativo, de língua portuguesa e conhecimentos especializados, com questões relativas à especialidade que o candidato escolheu. Além das provas, o candidato deverá passar por uma série de avalições, como inspeção de saúde, teste de avaliação do condicionamento físico, exame de aptidão psicológica, uma prova prática da especialidade, validação documental e procedimento de heteroidentificação complementar. Segundo o edital, as provas dissertativas devem ser aplicadas no dia 26 de abril de 2020.

Segundo o edital, as provas deverão ser aplicadas em diversas cidades do território nacional. Entre essas cidades, estão Belém, do Pará, Recife, cidade que fica em Pernambuco, Natal, no Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, capital, Belo Horizonte, localizada no estado de Minas Gerais, São Paulo e São José dos Campos, no estado de São Paulo, Campo Grande, que fica em Mato Grosso do Sul, Canoas e Santa Maria, que ficam no Rio Grande do Sul, Curitiba, no Paraná, Brasília, Que fica no Distrito Federal, Manaus, que fica no estado do Amazonas, Porto Velho, capital de Rondônia, e Boa Vista, capital de Roraima.

Aqueles que forem aprovados em todas as etapas, e que forem selecionados pela Junta Especial de Avaliação, a JEA, terão de se apresentar na Escola de Especialistas da Aeronáutica, a EEAR. A escola fica localizada em Guaratinguetá, São Paulo, e a data de habilitação à matrícula para o curso é 10 de janeiro de 2021. O curso tem uma duração de aproximadamente 1 ano.

Depois de formados na instituição educacional, os alunos receberão o título de terceiro-sargento. Além do título, o graduado será destinado para atuar em uma das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER), implantadas em todo o território nacional, à medida que for apresentada necessidade administrativa.

Por Davi Soares

Concurso

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *