Concurso do IBGE 2020 – Ressarcimento das Inscrições

Ressarcimento será realizado a partir do dia 18 de maio de 2020.

Informação importante está sendo divulgada por meio do IBGE: trata-se do que seria o próximo processo de seleção promovido pelo órgão.

Assim, os gestores do Concurso do IBGE fizeram anunciar o processo de restituição do valor pago da taxa de inscrição, por cada cidadão que se inscreveu. Essas devoluções serão efetuadas nas contas de cada um, a partir do dia 18 do mês de maio de 2020.

Os gestores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e do Centro Brasileiro de Pesquisa para Avaliação e na Seleção e na Promoção de Eventos, ou Cebraspe, estão divulgando que todo o processo de ressarcimento, dentro de amplo trabalho de conjunto, para restituição dos valores a cada cidadão pagante no, agora, suspenso concurso do Censo 2020.

Deste modo, a administração do Cebraspe já está fazendo encaminhar para o órgão do IBGE todos os dados cadastrais, de cada pessoa que pagou o boleto, no sentido de fazer efetivar cada reembolso, que estarão disponíveis na modalidade de uma ordem de pagamento dirigido a cada um dos cidadãos participantes do certame. Todos os envolvidos deverão dirigir-se às agências do Banco do Brasil.

Portanto, de acordo com os gestores do IBGE, foi estabelecida uma data para o processo efetivo de disponibilização dos valores pago no dia 18 do mês de maio deste ano de 2020. A administração do órgão fez reiterar que todos os ex-candidatos e pagantes têm o direito à restituição integralmente do valor da taxa. Assim, já estão disponíveis as orientações sobre o saque destes necessários reembolsos aos cidadãos envolvidos.

Estejam todos atentos aos seus e-mails, pois será por esse meio que todas as orientações serão repassadas, como também via páginas oficiais e nos demais canais oficiais de comunicação do órgão do IBGE e do próprio CEBRASPE.

Mas qual o motivo da suspensão do concurso promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística?

Para muitos é fácil deduzir. A crise de pandemia que está perturbando o país e o mundo nesse momento. Portanto, devido à publicação oficial do IBGE na qual se estabelece o necessário adiamento do trabalho de Censo Demográfico deste ano para o ano de 2021, o processo de seleção que provê cargos temporários todos os anos está temporariamente suspenso.

Embora exista uma intensa guerra de narrativas entre os meios de comunicação, sobretudo nas redes sociais, e apesar das declarações negativas do Presidente Jair Bolsonaro sobre a questão do isolamento, a epidemia de corona-vírus é uma realidade no Brasil, também. Ainda não encontraram o devido equilíbrio entre as medidas de segurança e a rotina normal na vida dos brasileiros. Não existe solução fácil. Mas, é melhor prevenir do que remediar.

Assim, o trabalho de coleta dos dados que estava programado para este ano de 2020 está suspensa de modo indefinido, já que não se sabe até quando as medidas de isolamento serão necessárias.

Mas como será resolvido esse buraco nas estatísticas do órgão que trabalha exclusivamente com isso?

Até o presente momento não foram passados mais dados, além desses de orientação para a restituição do valor pago da taxa, aos participantes, e do adiamento do Censo para o próximo ano, tal como segue: de acordo com a administração do IBGE, por motivo de força maior, o próximo trabalho de Censo (que é realizado todos os anos), está agendando para uma provisória data de referência, no caso, dia 31 do mês de julho do ano de 2021. Portanto, se o concurso será processado só no ano que vem, o trabalho da coleta dos dados será efetuado entre os dias 1º do mês de agosto e 31 do mês de outubro do próximo ano.

Paulo Henrique dos Santos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *