Concurso Marinha Mercante 2020 – Escola de Formação de Oficiais

Inscrições poderão ser realizadas até o dia 30 de junho de 2020.

A Marinha Mercante do Brasil anunciou na semana passada a abertura das inscrições para Admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (Efomm). Ao todo, o processo seletivo irá ofertar 100 vagas para candidato de ambos os sexos, que possuam o ensino médio completo e tenham idade entre 17 e 23 anos (até o dia 1º de janeiro de 2021). Vale lembrar ainda que é preciso ser solteiro e não ter filhos ou dependentes.

De acordo com o edital, estão sendo ofertadas 55 vagas para estudar no Ciaga (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha) e outras 45 vagas para estudar no Ciaba (Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar). O Ciaga está localizado na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e o Ciaba fica localizado na cidade de Belém (PA).

Os interessados em participar do processo seletivo devem acessar o site https://www.marinha.mil.br/ciaga/node/1761. Na página será necessário realizar o preenchimento do formulário até o dia 30 de junho de 2020. A taxa de participação no certame terá o valor de R$ 65.

Sobre o Processo de Seleção, é preciso lembrar a todos que será realizada uma prova escrita com 80 questões que abordam conhecimentos de Inglês, Matemática, Português e Física. Haverá ainda a cobrança de uma redação. A avaliação está prevista para ser aplicada entre os dias 29 e 30 de agosto de 2020.

Além das provas, estão previstas ainda mais 3 etapas de seleção: Exame Psicofísico (entre os dias 22 de outubro e 20 de novembro de 2020), Teste de Suficiência Física (entre os dias 1 e 11 de dezembro de 2020) e Período de Adaptação e Verificação de Documentos (que vai do dia 5 ao dia 24 de janeiro de 2021).

Os aprovados na seleção deverão realizar suas matrículas no dia 25 de janeiro, mesma data de início do curso. Vale lembrar que os novos recrutas receberão uma bolsa de R$ 1.334 e terão direito a alojamento, assistência médica, assistência odontológica, alimentação, assistência psicológica, assistência religiosa e assistência social.

A Marinha Mercante oferece como cursos para os estudantes duas áreas: Máquinas e Náutica. Na primeira os estudantes serão preparados para conduzir e realizar a manutenção das máquinas dos navios. Já na segunda os alunos aprenderão a manusear os equipamentos do convés, a navegar e a utilizar os equipamentos de comunicação de bordo.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *