Novo Concurso do IBAMA 2020 – Cargos, Edital e Inscrições

Seleção oferece vagas temporárias para Supervisor de Brigada Federal, Supervisor de Brigada Estadual, Chefe de Brigada, Chefe de Esquadrão e Brigadista.

Foram abertas essa semana as inscrições para o Concurso do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) 2020. O certame conta com o total de 841 vagas temporárias para a realização do combate a Incêndios florestais em 14 estados brasileiros e mais no Distrito Federal.

Entre os estados de atuação destes novos profissionais estão: Ceará, Rio de Janeiro, Tocantins, Rondônia, Piauí, Pernambuco, Mato Grosso, Mato Groso do Sul, Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Bahia, Amazonas e Acre, além do Distrito Federal.

As oportunidades ofertadas neste processo seletivo contemplam os cargos de Supervisor de Brigada Federal, Supervisor de Brigada Estadual, Chefe de Brigada, Chefe de Esquadrão e Brigadista. Os salários dos profissionais irão variar de R$ 1.045 a R$ 5.225, dependendo do cargo de atuação. Vale lembrar que os contratos temporários terão uma duração de cinco a seis meses, a depender da localidade de atuação da vaga.

Com relação aos requisitos, para o cargo de brigadista e chefe de esquadrão é preciso ser alfabetizado. Já no caso das funções de Chefe de Brigada e Supervisor de Brigada Estadual é necessário ter o ensino médio completo. Por fim, o cargo de Supervisor de Brigada Federal exige o ensino superior completo.

Além do requisito de escolaridade, também é preciso que os candidatos possuam idade entre 18 e 59 anos e tenham curso de Formação de Brigadas de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (curso administrado pelo Ibama ou ICMBio), para os cargos de Chefe de Brigada, Chefe de Esquadrão e Brigadista. Outro requisito, desta vez para os cargos de Supervisor de Brigada Estadual e Federal, é ter experiência anterior em atividades de incêndios florestais, gestão ambiental ou recuperação de áreas degradadas.

Os interessados devem se inscrever conforme as indicações informadas nos editais específicos de cada local. Os editais podem ser conferidos neste link https://www.gov.br/ibama/pt-br/acesso-a-informacao/editais-e-convites/editais-de-contratacao-de-brigadas-federais-de-incendio . É importante lembrar os interessados que o prazo de inscrição varia de acordo com o cargo desejado. Para as vagas de Supervisor de Brigadas Estadual é preciso se inscrever entre os dias 23 de junho e 3 de julho de 2020. Já para o cargo de Supervisor de Brigadas Federal é preciso se inscrever entre os dias 25 e 26 de junho de 2020. Por fim, os cargos de Brigadista, Chefe de Esquadrão e Chefe de Brigada receberão as inscrições entre os dias 23 de junho e 7 de julho de 2020.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *